O que é o LVpDÉ
O Centro Histórico de Évora (CHÉ), com 1.07 quilómetros quadrados, é caracterizado por uma malha urbana medieval e delimitado por uma cintura de muralhas. Composta por 10 portas de acesso e com uma extensão de 3 quilómetros quadrados, apresenta uma morfologia com forte constrangimento à mobilidade automóvel tanto a nível de circulação como a nível de estacionamento. 
Um dos vetores críticos de desenvolvimento é a necessidade de promover mais e melhor mobilidade sustentável, de forma integrada e multimodal, envolvendo múltiplos intervenientes na vida da cidade, munícipes, turistas e visitantes, agentes económicos, e serviços coletivos.
Todos devem fazer parte de um ecossistema vivo, onde as propostas assentam num modelo participativo e integrado de desenvolvimento, que promova a sensibilização, inclusão e responsabilização dos cidadãos na identificação, desenho e implementação d atividades, com o objetivo de tornar a cidade de Évora num ambiente inteligente de para a experimentação de soluções tecnológicas em ambiente real – O Laboratório Vivo para a Descarbonização do Centro Histórico de Évora (LVpDÉ)!
Mapa da Cidade